quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Berinjelas Recheadas!

Resolvi improvisar uma receita de berinjela recheada, que eu sempre vejo no restaurante, mas nunca posso comer porque é recheada com carne moída...................
Não sei exatamente como ela é feita, mas deu para imaginar! rs.........
Sigam meus passos!

(Meus) Ingredientes:

03 berinjelas
01 xícara (chá) proteína de soja
02 xícaras (chá) água quente
01 tablete de caldo - sabor de sua preferência
150g mussarela fatiada
1/2 sachê de molho de tomate
azeite, alho, cebola, salsa e sal a gosto
parmesão ralado para polvilhar

(Meu) Modo de preparo:

Hidrate a proteína de soja com a água quente e o tablete de caldo. Escorra bem, removendo todo o caldo e reserve.
Lave bem as berinjelas, corte e despreze as pontas. Divida a berinjela em pedaços com largura equivalente ao espaço de três ou quatro dedos. Se fizer mais estreito, não terá espaço suficiente para recheá-las depois!
Contorne a polpa com uma faca pequena, respeitando uma borda de aproximadamente 0,5 cm em toda a circunferência. Com uma colher, retire a polpa, tanto quanto puder, sem romper a parte de baixo. 

Pique a polpa, acomode em uma peneira e salpique com bastante sal. Descanse aí por cerca de 20 minutos. Ela vai escurecer, soltar uma água escura e ficar bem salgada.


Mas, sem problemas! Lave em água corrente, escorra bem a água, apertando a polpa com uma colher contra a peneira e reserve.
As berinjelas que foram 'cavocadas', você deixa descansando também, durante esses 20 minutos, em água com sal. Depois, lave e escorra bem.
Em uma frigideira de borda alta, aqueça o azeite e refogue os temperinhos.
Acrescente a polpa reservada, misture bem e em seguida adicione a proteína de soja (já hidratada) e o sal. Misture bem, prove e reserve.

Pincele o interior das berinjelas com sal, usando os dedos. Corte as fatias de mussarela ao meio e com cada metade forre o interior das berinjelas.
Preencha com o recheio, acomode em assadeira, cubra com outra metade de mussarela, jogue um pouco do molho e salpique parmesão ralado (uma a uma).
Todas prontas, despeje o restante do molho no fundo da assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 a 35 minutos a uma temperatura de 220 a 250°C.


Retire o alumínio e deixe mais alguns minutos para gratinar o queijo. Se tiver grill, então.......fica lindo!!!!


 
Gostei muito do resultado final!
Para uma próxima vez, estou pensando em incrementar mais esse recheio!
Aceito sugestões!!!!

3 comentários:

Micheline matos disse...

Acho que se vc acrescentar gorgonzola ao recheio e um pouquinho de creme de leite vai ficar mais divino ainda!Adorei seu blog, sou vegetariana e vivo em busca de novas receitas!

Renata disse...

Oi, Micheline!
Amei sua sugestão! Estou salivando!!!
Compartilhe suas receitas e experiências por aqui também!
E seja bem vinda ao meu mundinho!!!
Beijinhos!

Moacyr Portes Junior disse...

Pode fazer com queijo branco ou ricota (mais saudável), pra substituir o queijo amarelo. Agregue amendoin triturado a esse recheio. Eu sempre só hidratava a proteína de soja. Cozinhar por uns 5 minutos e lavar a proteína de soja, foi uma dica que aprendi que deixa o sabor da carne de soja, mais suave e melhor pra agregar temperos.